SAÚDE: Municípios da região alcançam meta de imunização de idosos contra a gripe
Rio Grande do Sul atingiu a meta de vacinação de idosos contra a gripe, tendo aplicado até a última segunda-feira 96,7% do total de doses destinadas ao público-alvo (a meta era de 90%). Foram mais de 1,4 milhão de doses aplicadas em idosos. No total, o Rio Grande do Sul já aplicou mais de 1,7 milhão de doses de vacina nos diferentes públicos-alvo, tendo projetada a aplicação de aproximadamente 4,4 milhões de doses até o final da campanha, que se iniciou em 23 de março e vai até 22 de maio. O dia D de mobilização nacional para a vacinação acontece no sábado, dia 9 de maio.
Conforme levantamento parcial da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) realizado na última sexta-feira (17), em Humaitá, a cobertura vacinal de idosos chegou a 98,9%. Em Campo Novo, foram imunizados 88,5% dos idosos até a última semana. Em Crissiumal, o índice de imunização de idosos chegou a 86,6%. Santo Augusto havia imunizado até sexta, 92,6% dos idosos. São Martinho e Sede Nova até superaram o índice de 100% de imunização, conforme o levantamento. No âmbito da 17ª CRS, o índice de imunização até sexta-feira era de 95,9%.
Segunda etapa de vacinação segue até o dia 9 de maio
Segue em andamento, desde o último dia 16 até o próximo dia 9 de maio, a segunda etapa de imunização contra a gripe. O público-alvo é composto por pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivo, além de trabalhadores portuários.
O governo do Estado está organizando com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e municípios a logística para operacionalizar a vacinação de motoristas de caminhão que transportam cargas pelas estradas do Rio Grande do Sul. A estratégia é disponibilizar as doses da vacina contra a Influenza em 13 postos de atendimento da PRF no território gaúcho e evitar que o motorista tenha de ingressar em áreas urbanas.
Municípios e localização dos postos onde haverá vacinação de caminhoneiros:
– Eldorado do Sul. BR-290, km 111. Unidade Operacional da PRF de Eldorado do Sul;
– Garibaldi. BR-470, km 228. Ponto de referência: Posto de Gasolina Avião;
– Gravataí. BR-290, km 77. Ponto de referência: Pedágio de Gravataí;
– Ijuí. BR-285, km 463. Unidade Operacional da PRF de Ijuí;
– Lajeado. BR-386, km 342. Unidade Operacional da PRF de Lajeado;
– Osório. BR-101, km 83,2. Unidade Operacional da PRF de Osório;
– Passo Fundo. BR-285, km 292. Unidade Operacional da PRF de Passo Fundo;
– Rio Grande. BR-392, km 47. Unidade Operacional da PRF de Rio Grande;
– Santa Maria. BR-158, km 322. Unidade Operacional da PRF de Santa Maria;
– Sant’Ana do Livramento. BR-158, km 561. Unidade Operacional da PRF de Sant’Ana do Livramento;
– São Borja. BR-285, km 671. Unidade Operacional da PRF de São Borja;
– Uruguaiana. BR-290, km 725. Ponto de referência: Complexo Aduaneiro;
– Vacaria. BR-116, km 36. Unidade Operacional da PRF de Vacaria.
Fonte: Rádio Alto Uruguai
Post. Eloídes Nunes.
Notícias:
