JUSTIÇA: Marcos Salomão assume por tempo indeterminado CRVA e Cartório de Crissiumal - RS
Filho da Titular do Cartório e CRVA afastada pela justiça contesta processo e declarações de substituto
O afastamento de I. G. do Cartório de Registros e CRVA de Crissiumal, teve embasamento judicial no caso “Selo Digital”. A demissão da titular, ocorreu na última segunda-feira(12-08), através de sentença do Juiz Adriano Parolo. A sentença ainda cabe recurso.
O Cartório foi assumido pelo oficial registrador público Marcos Salomão que já havia trabalhado como interventor no órgão em dezembro do ano passado e abril de 2013. Segundo Salomão ele assume a titularidade por tempo indeterminado com o objetivo de resgatar a credibilidade do Cartório perante a comunidade.
De acordo com informações o problema financeiro constatado no caso, foi de 313 mil reais. O filho da titular afastada, I. G., que atuou como oficial substituto, no cartório de Crissiumal e é coordenador do Cartório de Tenente Portela, contesta as afirmações feitas por Salomão.
I. G. acrescentou que todos os valores citados foram devolvidos ao Poder Tribunal de Justiça - Departamento de Receita e por isso acredita que a sentença será revertida.
Apesar da devolução dos valores apontados o juiz entendeu que I. G., deveria perder a concessão do Cartório e CRVA de Crissiumal.
Novo Processo
De acordo com Marcos Salomão, o processo da Operação "Sétimo Mandamento" ainda não foi julgado. Neste caso a Polícia Civil apontou supostas irregularidades que vinham acontecendo no Detran em conivência com o cartório. Uma das irregularidades era a retirada de restrições de veículos sinistrados e repassados pra um garagista do município revender.
Em novembro do ano passado e maio deste ano, foram constatados vários crimes como falsificação de documentos públicos, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistemas de informática, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal.
Produção: Antônio de Oliveira
Fonte: No Ar
Post. Eloídes Nunes.
