GERAL: AS TECNOLOGIAS E A BNCC – por Professor Ricardo Arndt – Crissiumal - RS
A partir da revolução industrial, grandes foram às mudanças pelas quais a sociedade passou, e ainda vem passando, e dentre as mais significativas está a forma de relacionamento entre as pessoas. As tecnologias como smartphones afunilaram as relações, diminuindo o espaço temporal, favorecendo a interlocução dos mais diferentes sujeitos e dando a oportunidade de todos manifestarem a sua opinião. É fato de que a internet favorece a troca de informações, bem como a construção de novos saberes, o que deixa a apropriação de saberes, a aprendizagem e a educação com novas perspectivas de assimilação e produção do conhecimento. Por isso cabe à escola apropriar-se destas novas ferramentas a fim de aprimorar suas metodologias ensino-aprendizagem.
Pensando nisso, e que os currículos escolares estão passando por reformulações, alinhavadas com a nova Base Nacional Comum Curricular, o qual trás dez competências para o ensino a nível nacional, dentre as quais destaca-se a cultura digital, que propõem que o educando possa compreendes, utilizar e criar tecnologias no âmbito escolar, de forma crítica e significativa. É imprescindível que de uma vez por todas as tecnologias estejam inseridas no contexto escolar, onde o educando possa ser protagonista de seu aprender, de forma a valorizar o seu senso crítico e a criatividade.
Mas para que isso ocorra efetivamente em sala de aula, é importante que os recursos estejam disponíveis na escola, como laboratórios de informática, recursos audiovisuais e que os profissionais da educação estejam capacitados para o exercício pleno do uso das mídias. Hoje se sabe que o acesso às tecnologias é muito maior por parte dos alunos, do lado de fora da escola, pois muitos possuem seus smartphones e o utilizam com frequência para os estudos em casa, não o utilizando na escola.
Contudo, cabe a nova Base Curricular, aos professores, a comunidade escolar promover meios para que as tecnologias sejam efetivamente utilizadas em sala de aula e que a construção dos saberes seja embasada não somente em livros, mas também nos vários recursos disponíveis na atualidade. Tornar a educação, prazerosa, atrativa, estimulante e com sucesso é papel de todos, para que as mudanças tão esperada pela sociedade realmente aconteçam.
Texto: Ricardo Arndt – Professor da Rede Municipal de Crissiumal - RS.
