COVID-19: Três primeiros casos de coronavírus são confirmados em Três Passos - RS
Os três primeiros casos de Covid-19 foram confirmados em Três Passos nesta quarta-feira (29). O anúncio foi realizado pelo prefeito, José Carlos Amaral, em pronunciamento à imprensa, no final da tarde. Os dois casos são de integrantes da mesma família.
O primeiro caso confirmado é de homem, de 59 anos de idade, que teve contato, no dia 12 de abril, com uma pessoa que esteve na cidade de Estrela, e que possivelmente tenha transmitido o vírus a este paciente.
No dia 19 de abril, o paciente apresentou os primeiros sintomas. E nesta quarta-feira, dia 29 de abril, ocorreu o chamado para a equipe Sentinela, pois o paciente apresentou febre. Após a realização de teste, foi confirmado positivo para o novo coronavírus. O paciente foi internado no Hospital de Caridade de Três Passos, mas seu quadro até o momento é estável.
O segundo caso positivo, que não teve sexo ou idade confirmados, é de um integrante da família do paciente de 59 anos.
Outros membros da família serão testados nesta quinta-feira, segundo o prefeito, por uma outra metodologia, através de convênio com laboratórios locais.
Já o homem que esteve em Estrela, foi a terceira pessoa a ser testada e também confirmou-se que está com o novo coronavírus.
Fonte: Rádio Alto Uruguai
Nota Oficial da Prefeitura de Três Passos - RS.
A ampliação da testagem em casos suspeitos de coronavírus em Três Passos, foi uma das ações anunciadas pela Administração Municipal no dia 28 de abril.
O município já tem disponível 340 testes rápidos para serem realizados, excepcionalmente em profissionais da saúde, da segurança e idosos, que preenchem os critérios de casos clínicos, utilizados pela Unidade Sentinela, Hospital e Unidade de Saúde Prisional.
No entanto, o credenciamento de laboratórios locais, vai possibilitar ampliar a capacidade de testagem. Serão dois métodos distintos: o PCR, considerado o padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19 e o mesmo utilizado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen); e a metodologia de imunofluorescencia, sendo este último com resultados em até 30 minutos, que permite agilidade na tomada de decisões.
O prefeito, José Carlos Amaral, esteve reunido com a enfermeira, Cassia Maya, responsável pela Unidade Sentinela, para tratar sobre esta nova forma de testagem, que tem previsão de início a partir do dia 04 de maio, bem como verificar a ampliação da testagem na corrente semana.
Ele ressalta que o Município quer, no mínimo, testar entre 10 e até 40 pessoas por semana, de acordo com a indicação da Unidade Sentinela. “Vamos aumentar exponencialmente a testagem para o coronavírus junto à população, entendendo que os resultados mais rápidos irão permitir agilidade na tomada de decisões, auxiliando diretamente no direcionamento do tratamento e prognóstico do paciente, além do controle da disseminação do COVID-19 no município”, avalia o prefeito.
Pelas dificuldades financeiras ou falta de insumos, praticamente todos os municípios, seguem a orientação do Ministério da Saúde e priorizam a testagem em pessoas internadas e naqueles que atuam na linha de frente, como médicos e enfermeiros.
Fonte/Foto: Prefeitura de Três Passos
Post. Eloídes Nunes.
Notícias:
GERAL: Contemplado de Bom Progresso - RS, ganha o prêmio principal de R$ 10 mil do Caminhão da CACIS
